segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ECONOMIA: brasileiro volta a viajar de ônibus para economizar

Diante a necessidade de economizar, o brasileiro inclui o ônibus em seus planos de viagem. Com o orçamento apertado, a rodoviária ganha espaço, principalmente, para quem viaja com frequência. 

Um levantamento do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas mostra que 14% dos entrevistados pretendem usar o transporte rodoviário nos próximos seis meses. Trata-se do maior percentual para o mês desde 2005, quando a pesquisa começou a ser divulgada. Segundo especialistas, o pano de fundo da mudança de rota inclui a queda na renda e a alta do dólar.




A preferência pela viagem de avião recuou de 58,3% em setembro de 2014 para 51,8% no mês passado. Nos últimos anos, com os ganhos de renda conquistados antes de a crise reduzir o poder de compra do brasileiro, o número de “marinheiros de primeira viagem” era de tal ordem que as agências de turismo passaram a publicar guias para quem começava a se familiarizar com a rotina dos aeroportos.

A pesquisa do Ministério do Turismo mostra essa trajetória. Entre 2005 e 2010, nas sondagens realizadas em setembro, a intenção de viajar de ônibus caiu constantemente, até chegar a 8%. Agora, a tendência começa a se inverter. A alta do dólar afeta diretamente o custo do querosene de aviação, o combustível usado pelas aéreas.

ESPORTE: Chapada Diamantina vira palco mundial para o Mountain Bike

A principal maratona de MTB das Américas reunirá 500 atletas de 23 países. Serão sete etapas, com 600 km e 13 mil metros de ascensão acumulada.


O fenômeno chamado Brasil Ride que terá a largada em Mucugê,  está pronto para iniciar sua sexta edição. Entre sábado (17) e o dia 24 de outubro, cerca de 500 ciclistas representando 23 países e 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, vão transformar a rotina nas cidades de Mucugê, Rio de Contas e região. Nas sete etapas da competição, iniciada com o prólogo no domingo (18), alguns dos melhores mountain bikers do mundo percorrerão 600 km com altimetria acumulada de 13 mil metros.


O objetivo será buscar os 120 pontos nos rankings mundiais da UCI (União Ciclística Internacional). Assim, nomes como Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt, Frederico Mariano, Sherman Trezza, Raiza Goulão, Isabella Lacerda e Erika Gramisceli, vão com tudo atrás do título das categorias open e ladies, uma vez que são os principais candidatos à vaga na Olimpíada Rio 2016. No masculino, enquanto Frederico e Sherman formarão dupla, Avancini estará pedalando com o estreante Wolfgang Soares e Pscheidt estará junto de seu colega de equipe Trek/Shimano, Leandro Donizete. Entre as mulheres, Raiza Goulão pedalará com Viviane Favery, Isabella Lacerda com a campeã de 2014, Nina Baum (EUA), e Erika Gramiscelli com Letícia Cândido. 

Entre os 23 países representados na prova, os europeus têm maior número de inscritos, com 12 países confirmados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Já no Brasil, 18 estados, além do Distrito Federal, estarão presentes na competição. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. 

Etapas da Brasil Ride 2015

1ª Etapa: 18 de outubro - 13 h
20 km de prólogo com largada e chegada em Mucugê 
Detalhe: formato de contrarrelógio

2ª Etapa: 19 de outubro - 6 h
147 km entre Mucugê e Rio de Contas 
Detalhe: 3.355 m acumulados de ascensão

3ª Etapa: 20 de outubro - 10 h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de cross country com 5 voltas de 6,9 km

4ª Etapa: 21 de outubro - 8 h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156 m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7 h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881 m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6 h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854 m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9 h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

domingo, 18 de outubro de 2015

ACIDENTE: esposa de vereador morre após capotar carro

Um acidente fatal no município de Valente, a 240 quilômetros de Salvador na noite de sábado (18), provocou a morte de Catiana Gordiano de Matos Cunha de 35 anos, ela dirigia o veículo quando perdeu o controle e capotou próximo ao campo de aviação da cidade.

Segundo informações obtidas pela polícia, Catiana teria saído do povoado de Valilândia, onde morava, para buscar o esposo na sede do município de Valente. O marido da vítima é Lomanto Queiroz, vereador do município pelo PP.

De acordo com a polícia, além da esposa do vereador, estavam no carro outras três pessoas que sofreram ferimentos leves. Após o acidente, o corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.