sábado, 3 de outubro de 2015

CONSUMIDOR: ligações interurbanas de orelhões da Oi serão gratuitas em 14 estados

A Anatel determinou que, a partir de 1º de outubro, as chamadas de Longa Distância Nacional (LDN) realizadas dos orelhões da empresa Oi para telefones fixos não serão cobradas em 14 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Desde abril deste ano, as chamadas locais originadas em orelhões da operadora e destinadas a telefones fixos eram gratuitas em 15 estados. A ampliação da medida para as chamadas interurbanas foi tomada considerando os patamares de disponibilidade dos orelhões da concessionária aferidos pela Anatel em 30 de agosto de 2015.

Dos estados onde a gratuidade das chamadas locais foi estabelecida pela Anatel em abril, apenas Sergipe alcançou o patamar mínimo de disponibilidade de orelhões em operação - razão pela qual deixou a condição de gratuidade para as chamadas.




terça-feira, 29 de setembro de 2015

ECONOMIA: Petrobras anuncia aumento da gasolina e diesel

A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira que reajustará os preços da gasolina e do óleo diesel a partir desta quarta-feira, dia 30. A gasolina terá um reajuste nas refinarias de 6%, enquanto que o óleo diesel terá um reajuste de 4%. Os valores finais, para o consumidor, ainda não são conhecidos, mas é certo que o aumento terá impacto na inflação.

Com a disparada do câmbio, os preços dos dois combustíveis passaram a ficar mais elevados do que no mercado externo, apesar da forte queda dos preços do petróleo no mercado internacional.


Diante das dificuldades de caixa e de um endividamento elevado, a direção da petroleira decidiu então reajustar os combustíveis.
O último reajuste tinha sido no dia 7 de novembro do ano passado, quando a gasolina foi reajustada em 3% e o óleo diesel, em 5%. No dia 1º de setembro, a Petrobras reajustou os preços do GLP (botijão de 13 quilos de uso residencial) em 15% e, na semana passada, aumentou os preços do GLP para uso comercial e industrial em 11%.